Popyrin surpreende tudo e todos e conquista o Masters 1000 de Montreal

Por José Morgado - Agosto 13, 2024
POPS

Alexei Popyrin, de 25 anos, viveu esta segunda-feira ao final da noite o momento mais importante da sua carreira, ao conquistar de forma totalmente inesperada o ATP Masters 1000 de Montreal, no Canadá. É o segundo título da sua carreira, primeiro acima de ATP 250, tornando-se igualmente no primeiro australiano em mais de 21 anos (Lleyton Hewitt em Indian Wells 2003) a vencer um torneio de categoria Masters 1000.

Numa final para a qual partia como ‘underdog’, o tenista dos Antípodas derrotou o russo Andrey Rublev, número oito do Mundo, por 6-2 e 6-4, num encontro que dominou completamente do primeiro ao último ponto. Rublev pareceu não esta a cem por cento fisicamente — chegou a pedir a presença do médico — mas Popyrin teve o mérito de nunca tirar o pé do acelerador, disparando 31 winners durante 1h30 de duelo.

O australiano vai entrar no top 25 pela primeira vez na sua carreira. Rublev salta do oitavo para o sexto lugar, reaproximando-se top 5 ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com