This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Graça, Torres, Batista e Valdoleiros na ronda de acesso ao quadro principal do Porto Open ITF M25
Quatro tenistas portugueses asseguraram a passagem à terceira e última ronda da fase de qualificação do Eupago Porto Open ITF M25, o segundo torneio internacional que a Associação de Ténis do Porto organiza, no Complexo Desportivo do Monte Aventino, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto.
O primeiro a seguir em frente foi Tiago Torres (1916.º classificado no ranking ATP), que logo pela manhã levou a melhor no embate português com Luís Miguel Saraiva por 6-1 e 6-3.
Tal como ele, também Daniel Batista sorriu no embate com um compatriota ao superar Tiago Silva em duas partidas, com os parciais de 7-6(4) e 6-3.
Depois, também avançaram para a ronda final o algarvio João Graça (6-3 e 7-5 ao mexicano Ian Luca Cervantes Tomas) e o maiato Guilherme Valdoleiros (venceu Daniel Lara Salmeron, de Espanha, por 6-3 e 6-2).
Não haverá nenhum encontro entre jogadores “da casa” na ronda de passagem, pelo que se mantém em aberto a possibilidade de todos eles chegarem ao quadro principal de singulares.
Valdoleiros terá, em teoria, o desafio mais difícil ao encarar o primeiro cabeça de série, Kuzey Cekirge (983.º), da Turquia; Torres terá pela frente o australiano Ethan Cook (1489.º), da Austrália; Batista desafiará o britânico Peter Alam (1545.º); e Graça discutirá o apuramento com o marroquino Youssef Kadiri Hassani, o único sem classificação ATP.
Para além dos embates finais do qualifying, a jornada de terça-feira também contará com um encontro do quadro principal de singulares, que colocará Vasco Prata frente a frente com o polaco Tomasz Berkieta.
O primeiro cabeça de série deste Eupago Porto Open ITF M25 é Gonçalo Oliveira, português — e portuense — que em abril deste ano passou a representar a Venezuela, apesar de ainda ser identificado pela Federação Internacional de Ténis com a bandeira lusa. O número 296 do ranking mundial terá como primeiro adversário Francisco Rocha (898.º), também do Porto, mas só na quarta-feira.
Da lista de favoritos também fazem parte Pedro Araújo, que este ano inaugurou o palmarés individual e entretanto já conta com dois títulos ITF M15 (ambos em Monastir), e Frederico Silva.
O caldense de 29 anos viajou para o Porto com peso extra na bagagem após conquistar, no ITF M25 de Castelo Branco, este domingo, o primeiro título desde outubro de 2019.
A lista de participantes portugueses fica completa com os nomes de João Domingues, Rodrigo Fernandes, Diogo Marques e Gonçalo Marques.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal