Fils salva 21 break points, resiste a 3h33 e vence final tensa com Zverev em Hamburgo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 21, 2024

Num verdadeiro exercício de loucura, Arthur Fils saiu por cima de uma inacreditável final do ATP 500 de Hamburgo, ao bater Alexander Zverev para impedir a revalidação do troféu por parte do alemão, ao passo que conquista o seu maior título de uma ainda curta mas já promissora carreira.

Houve de tudo um pouco. Foram 3h33 de batalha com polémica e tensão também, com Fils a sair por cima com os parciais 6-3, 3-6 e 7-6(1). Para que se tenha noção de quão louco foi este encontro, o jovem francês de 20 anos enfrentou 22 (!) pontos de break e salvou 21 deles, ao passo que Zverev apenas teve de lidar com 4… mas só salvou 3. Assim, tudo acabou por ficar resolvido no tie-break do terceiro e decisivo set, momento em que o francês foi bem melhor.

A polémica entre os dois instalou-se a 5-5, quando Fils tentou um serviço por baixo para salvar break point, algo de que Zverev não gostou. Os dois trocaram mesmo palavras na troca de lados seguinte e o árbitro teve de descer da cadeira para os separar. Certo é que Fils soube lidar melhor com as circunstâncias e conquistou o segundo troféu da carreira, antes de um muito frio cumprimento à rede…

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt