Tenista de projeto social brasileiro é escolhido para dar o saque inaugural do Miami Open

Por Marcela Linhares - Março 18, 2024
Rafael Padilha RTB
Divulgação/RTB

Rafael Padilha, tenista de 18 anos do projeto social do Rede Tênis Brasil (RTB), foi o selecionado pelo Itaú Unibanco para dar o saque inaugural do Miami Open, torneio que começa nesta quarta-feira (20). O banco apoia o projeto e é um dos patrocinadores do torneio estadunidense.

O projeto tem como um dos pilares transformar a vida de jovens através do tênis e, sendo uma instituição sem fins lucrativos, apresenta o esporte em escolas públicas oferecendo aulas gratuitas de tênis e de reforço escolar. Desde 2014, o esporte já foi apresentado para mais de 80 mil crianças e jovens em todo o território nacional.

O gaúcho teve o primeiro contato com o esporte da bolinha amarela aos nove anos em Porto Alegre por meio do projeto e pouco tempo depois já começou a jogar torneios estaduais. Atualmente, Padilha já compete em torneios juvenis nacionais além de investir o tempo estudando inglês em busca de conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade norte-americana. Em 2023, Rafael foi um dos sete jovens do projeto que visitaram os bastidores do Masters 1000 de Miami.

“O tênis realmente vem transformando a minha vida e da minha família. Estou vivenciando momentos que nunca imaginei, todos proporcionados pelo tênis e que me fazem acreditar que posso seguir evoluindo e me tornar, quem sabe, um tenista profissional”, comentou o gaúcho.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.