Fim da linha: João Fonseca sofre ‘virada’ de argentino nos ‘quartos’ do Rio Open

Por Marcela Linhares - Fevereiro 24, 2024
João Fonseca Rio Open
Bruno Alencastro/Bola Amarela

O dia começou com três brasileiros a lutar por uma vaga nas meias-finais do Rio Open, mas, ao fim da programação, nenhum deles conseguiu avançar. Depois das derrotas de Thiago Monteiro Thiago Wild, foi a vez de João Fonseca se despedir do torneio. Mariano Navone continua embalado vindo do qualifying e passou pelo carioca de virada com 2-6, 6-3 e 6-3.

Fonseca abriu 4-0 em pouco mais de 15 minutos em momento que tinha vencido 16 dos 23 pontos, o que dá cerca de 70%.  Com uma quebra para cada lado, o carioca se viu sacando para fechar a parcial com bolas novas e não desperdiçou oportunidades ao garantir a dianteira logo no primeiro momento. O tenista da casa disparou seis winners contra apenas uma do argentino enquanto acabou cometendo um erro não forçado que o adversário.

Na segunda parcial, o brasileiro chegou a conquistar a dianteira por duas vezes, mas viu o argentino devolver a quebra logo no game seguinte até ficar tudo igual em 3-3. Vencendo os últimos três games, Mariano fechou em 6-3. No set, Fonseca cometeu 22 erros não forçados e venceu apenas três pontos a mais com winners.

Mais errático e demonstrando cansaço físico, João viu seu adversário conquistar duas quebras para abrir 5-2 de vantagem. Sem sucesso, Navone foi quebrado sacando para fechar a partida, mas encerrou no game seguinte em 6-3. João entrou no torneio ocupando 655º posto da ATP, mas, com essa campanha, vai aparecer como 343 do ranking na próxima atualização.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.