Felix Auger-Aliassime entra a ganhar em Marselha; Musetti é arrasado

Por José Morgado - Fevereiro 7, 2024

Felix Auger-Aliassime, de 23 anos, continua a mostrar que o seu ténis ganha outra dimensão em condições de piso rápido indoor. Depois de um início de temporada discreto, o canadiano reencontrou o seu melhor ténis na semana passada, ao chegar às meias-finais do ATP 250 de Montpellier, e esta semana continua em França e já está na segunda ronda de novo ATP 250, agora em Marselha. O antigo número seis do Mundo venceu agora 30 dos seus últimos 35 encontros nestas condições de jogo (indoor piso rápido).

Na primeira ronda do torneio gaulês, Auger-Aliassime, 28.º ATP, levou a melhor de maneira relativamente tranquila diante do local Quentin Halys, número 101 ATP e jogador que tem caído bastante de rendimento nos últimos meses, por 6-2 e 7-5, num duelo resolvido em 1h19. Na segunda ronda, agendada para esta quinta-feira, o antigo campeão da Taça Davis vai defrontar o chinês Zhang Zhizhen, número 50 ATP.

Quem ficou pelo caminho, já num encontro a contar para a segunda ronda, foi o italiano Lorenzo Musetti. O atual número 27 do Mundo foi rapidamente derrotado pelo checo Tomas Machac, 66.º ATP e que na véspera havia derrotado Andy Murray, por 6-3 e 6-2, num encontro sem grande história. Machac tem sido um dos melhores jogadores dos últimos meses, especialmente no circuito Challenger… mas não só!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com