João Fonseca rendido a Medvedev, Sinner, Alcaraz e assegura: «Quero ser número 1»

Por José Morgado - November 21, 2023
joao-fonseca

João Fonseca, jovem brasileiro de 17 anos que ocupa a liderança do ranking mundial de juniores após ter conquistado o US Open, foi um dos jovens tenistas convidados para treinar com os melhores jogadores do Mundo em Turim durante as ATP Finals. O jovem brasileiro, que em 2024 quer abraçar o circuito profissional mas mantém em aberto a hipótese de ir um ano para o circuito universitário — tem um pré-acordo com Virginia –, falou com a SPORT TV na ressaca de uma semana memorável.

TREINAR COM OS MELHORES DO MUNDO

A experiência vai muito além de só bater bola. É ver o pré-warm up, as rotinas, o almoço, o jantar, como se preparam. Se estão mais tensos antes dos encontros ou não. Estou muito feliz pela oportunidade e muito grato por estar aqui.

RUNE ESTEVE NO SEU PAPEL EM 2019 E ESTE ANO JOGOU AS FINALS

Hoje estou aqui como ‘sparring’ e daqui a 3 ou 4 anos estou a jogar aqui. É uma grande experiência. Um sonho estar nestes campos a jogar e vamos trabalhar para que isto aconteça.

TEMPORADA DE 2024 SERÁ IMPORTANTE

Terminei a carreira juvenil e agora vou com tudo para o profissional. Tive uma lesão depois do US Open e vou jogar o meu primeiro torneio agora num Challenger em Brasília [defronta Kovacevic esta terça-feira na primeira ronda]. Nos próximos meses e no próximo ano vou jogar profissional. Acabei de assinar com a Universidade de Virginia mas ainda não é certo que eu vá. Posso decidir em junho ou julho. Ainda tenho tempo. Nos próximos seis ou sete meses quero focar-me no profissional e não pensar muito no universitário. Quando chegar à hora vejo como está o meu ranking, a minha cabeça e se estou disposto. É bom ter as duas portas abertas. Mas o meu sonho é ser número um do Mundo e ter um grande carreira tenística.

O QUE MAIS IMPRESSIONOU NOS CRAQUES

Eu fiquei impressionadíssimo com a forma como o Medvedev jogar. Não sei como é que ele consegue bater na bola daquele jeito. Mas é muito difícil de atacá-lo. Fiquei completamente apaixonado com a esquerda do Sinner, cruzada é incrível. E pela intensidade do Alcaraz. Foram as coisas que mais me impressionaram!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.