Em sua melhor campanha em Grand Slam, João Fonseca está na semifinal do US Open juvenil

Por Marcela Linhares - Setembro 7, 2023
joão fonseca us open
Divulgação/CBT

Nesta quinta-feira (7), João Fonseca avançou à semifinal do US Open no juvenil após vencer o norte-americano Cooper Williams por 7-6, 3-6 e 6-3. Por vaga na grande decisão, vai enfrentar o italiano Federico Cina, 14º cabeça de chave.

O primeiro set ficou marcado pelo grande equilíbrio entre os dois jogadores. A primeira quebra veio apenas no momento em que João sacava em 5-5 e acabou perdendo o serviço após cometer três duplas faltas no mesmo game. O norte-americano se viu sacando para fechar a primeira parcial, mas o brasileiro seguiu sendo resiliente e, conseguindo uma oportunidade, devolveu a quebra e forçou o tiebreak.

No game decisivo, quem saiu na frente foi Williams abrindo 4 a 2, mas o brasileiro seguiu focado, venceu quatro pontos seguidos e virou para 6 a 4. Com mais dois mini breaks para cada lado, João fechou a parcial em 10 a 8 com uma winner de devolução em set que durou 1h13.

O segundo set começou sem quebras até o 2-2, momento em que o carioca salvou dois break points no segundo game enquanto o tenista da casa salvou um no game seguinte. Aproveitando a única oportunidade da parcial, Cooper venceu três games seguidos e abriu 5-2. Apesar de ter desperdiçado três set points no oitavo game, o terceiro cabeça de chave fechou a parcial na sequência e forçou o terceiro set contra o brasileiro.

Antes do início da terceira parcial, o jogo ficou paralisado por 10 minutos por política de calor – algo que vem afetando bastante os tenistas nas rodadas finais do torneio. Seguindo o que foi o equilíbrio do primeiro set, a última parcial seguiu saque a saque até o sétimo game. Com um grande voleio, João conseguiu a única quebra e sacou para liquidar a partida na sequência. Seguindo firme, o brasileiro fechou em 6-3 e garantiu sua vaga na semi.

O último brasileiro campeão de Grand Slam no juvenil foi Thiago Wild quando o paranaense conquistou o título do US Open em 2018 passando por Lorenzo Musetti na decisão.

Ainda nesta quinta-feira, o carioca volta às quadras do complexo para disputar as quartas de final de duplas ao lado do búlgaro Iliyan Radulov. Fonseca está disputando a categoria de duplas como segundo cabeça de chave e enfrenta Dahlin/Ojakaar.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.