This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Trio português conhece sorte na Figueira da Foz e a primeira joga já na terça-feira
Francisca Jorge, Matilde Jorge e Elizabet Hamaliy, as três representantes portuguesas no quadro principal de singulares do Figueira da Foz Ladies Open, conheceram esta segunda-feira as adversárias na prova de 100.000 dólares que o Tennis Club da Figueira da Foz organiza, entre 23 e 30 de julho, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Número 324 do ranking mundial (é a melhor entre as portuguesas), Francisca Jorge iniciará a campanha no Tennis Club da Figueira da Foz contra Georgina Garcia Perez.
A espanhola venceu o Figueira da Foz Ladies Open quando o torneio ainda pertencia à categoria de 25.000 dólares, em setembro de 2020, e duas semanas depois derrotou Francisca Jorge na final de outro ITF em Portugal, o Porto Open.
Atualmente no 384.º posto do ranking, a espanhola de 31 anos já foi 124.ª (em novembro de 2018) e passou o qualifying graças a uma vitória por 7-5 e 6-2 contra a dinamarquesa Olga Helmi (472.ª).
Se ultrapassar o primeiro desafio, a melhor tenista portuguesa da atualidade poderá enfrentar na segunda ronda Kristina Mladenovic. A francesa é a jogadora com melhor currículo entre as participantes do torneio, pois chegou a ser top 10 em singulares (um título em oito finais de torneios WTA) e número um mundial de pares (um vasco palmarés que inclui torneios do Grand Slam), e chegou à Figueira da Foz com o troféu de vice-campeã do Porto Open na bagagem. Terá como primeira adversária Sarah-Rebecca Sekulic (631.ª), que afastou a ex-top 30 Urszula Radwanska (atual 418.ª) por 7-6(3) e 7-5.
Matilde Jorge (596.ª) foi a única das três portuguesas a conhecer a primeira adversária logo após a realização do sorteio, que a colocou frente a frente com a primeira cabeça de série, Jaqueline Adina Cristian (123.ª).
A romena tem 25 anos é a atual número 123 do ranking WTA, mas chegou a ser 58.ª em janeiro de 2022 e já conta com 14 títulos de singulares no currículo, entre os quais três conquistados este ano e dois deles em provas de 60.000 dólares. Devido a uma grave lesão no joelho ficou fora de competição cerca de meio ano após alcançar a melhor classificação da carreira, para a qual muito contribuiu a final que alcançou no WTA 250 de Linz em 2021.
Se conseguir surpreender a melhor classificada entre as participantes deste que é o sétimo e mais forte Figueira da Foz Ladies Open de sempre, a vimaranense de 19 anos jogará a segunda ronda ou contra a polaca Katarzyna Kawa (252.ª) ou contra a lucky loser britânica Sarah Beth Grey (696.ª).
Já Elizabet Hamaliy, atualmente sem classificação mundial, iniciará a campanha neste Figueira da Foz Ladies Open perante a suíça Chelsea Fontenel (1025.ª). Se for bem-sucedida, defrontará na segunda ronda ou a francesa Carole Monnet — sexta cabeça de série (185.ª WTA) e campeã do Del Monte Lisboa Belém Open de setembro, no CIF — ou a turca Pemra Ozgen (474.ª).
O lote de apuradas ficou completo com os nomes de Alina Korneeva (326.ª), a jovem russa de 16 anos que este ano venceu os torneios juniores do Australian Open e de Roland-Garros, Francesca Curmi (321.ª), Anna Kubareva (347.ª), Eudice Wong Chong (244.ª) e Ksenia Zaytseva (452.ª), esta última repescada como uma das duas lucky losers.
Elizabet Hamaliy será a única portuguesa a entrar em ação em singulares já esta terça-feira, logo às 11 horas. Na variante de pares, Francisca Jorge e Matilde Jorge darão início à prestação como primeiras cabeças de série já na parte da tarde contra Irene Burillo Escorihuela e Francesca Curmi.
- Categorias:
- Portugal