Sousa supera prodígio russo em São Petersburgo rumo aos 'quartos' de um ATP pela 5.ª vez em 2016

Por admin - Setembro 22, 2016

Foi suado, foi lutado, mas assim sabe ainda melhor. João Sousa, número um português e 34.º do ranking mundial, garantiu esta quinta-feira a qualificação para os quartos-de-final do ATP 250 de São Petersburgo pela terceira vez consecutiva (meias-finais em 2013, final em 2015 e não houve torneio em 2014), naquela que será a sua quinta presença da temporada no lote dos oito melhores de um torneio ATP.

Com uma exibição personalizada e mostrando muita calma, o melhor tenista português de todos os tempos derrotou o fogoso e super-talentoso russo Andrey Rublev, por 7-6(3), 3-6 e 6-3, em 2h12, num encontro com muitos altos e baixos, mas no qual o vimaranense de 27 anos conseguiu sempre ser o mais estável emocionalmente, perante a verdadeira montanha russa e expressões e emoções vinda do outro lado do court.

Sousa, que este ano tem um registo negativo em quartos-de-final ATP, com uma vitória (Nice) e três derrotas (Madrid, Bastad e Umag) vai jogar pela primeira vez em 2016 o top 8 de um evento fora da terra batida e tem como adversário o seu bom amigo Roberto Bautista Agut, quarto cabeça-de-série e número 16 ATP. O português comanda o confronto direto por 2-1, incluindo a memorável final de Valência, em 2015, mas perdeu o único duelo entre ambos em 2016, na primeira ronda de Roterdão.