This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Oeiras Open 4 começa domingo com sete portugueses e um top 70
Três semanas depois, o ATP Challenger Tour regressa ao Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, onde a Federação Portuguesa de Ténis organiza, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, o Oeiras Open 4. O torneio desenrola-se entre os dias 14 e 20 de maio e conta com a participação de sete tenistas portugueses, quatro deles em ação já no domingo.
No quadro principal, a comitiva lusa é composta por três jogadores que receberam os wild cards à disposição da organização: Frederico Silva (215.º), Pedro Sousa (362.º) e João Domingues (460.º).
Duas semanas depois de ter disputado os primeiros quartos de final da temporada, Silva terá pela frente Aleksandar Vukic. Número 127 mundial, o australiano defende o estatuto de sexto cabeça de série e será um dos últimos jogadores a aterrar em Portugal, visto que no domingo ainda jogará a final de um Challenger de piso rápido em Busan, na Coreia do Sul.
Os adversários de Sousa e Domingues só serão conhecidos com a conclusão do qualifying. O lisboeta escolheu o Oeiras Open 4 como o último torneio da carreira, enquanto o oliveirense regressa ao Jamor depois de se ter reencontrado com os triunfos num torneio em Praga.
A estes três representantes lusos poderão juntar-se os quatro que, a partir das 10 horas de domingo, disputarão a primeira de duas rondas do qualifying: Jaime Faria (520.º) defronta o polaco Daniel Michalski (289.º), Henrique Rocha (551.º) desafia o libanês Benjamin Hassan (261.º), Daniel Rodrigues (637.º) mede forças com o cazaque Denis Yevseyev (296.º) e Pedro Araújo (817.º) enfrenta o croata Nino Serdarusic (305.º).
Gastão Elias (318.º) também tinha prevista a participação no Oeiras Open 4, mas voltou a sentir a lesão na perna que o afastou dos courts durante cerca de um mês e teve de abdicar da participação num palco onde venceu os últimos 15 encontros que disputou.
O Oeiras Open 4 tem como primeiro cabeça de série o argentino Pedro Cachin, atual número 68 mundial (chegou a ser 54 em novembro de 2022) que conhece a sensação de vencer no Jamor: foi este o palco onde, em abril de 2021, conquistou o segundo título da carreira em torneios do ATP Challenger Tour.
Na metade oposta ao sul-americano surge o francês Hugo Gaston. Atualmente na 110.ª posição, o jovem de 22 anos foi 58.º em julho de 2022, um ano depois de ter disputado a primeira final da carreira em torneios ATP (na terra batida de Gstaad). A terra batida é a sua superfície de eleição e nela chegou à quarta ronda de Roland-Garros em 2020, mas foi no piso rápido que registou a maior vitória da carreira até ao momento ao superar Carlos Alcaraz rumo aos quartos de final do ATP Masters 1000 de Paris-Bercy na reta final de 2021.
O Oeiras Open 4 é o quarto torneio do ATP Challenger Tour a acontecer em Portugal em 2023, um ano que começou com o Indoor Oeiras Open 1 e o Indoor Oeiras Open 2 no Complexo de Ténis do Jamor, mas em piso rápido coberto, e continuou, mais recentemente, com o Oeiras Open 125, já na terra batida ao ar livre do mesmo complexo.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal