Na estreia em torneios ATP, João Fonseca é dominado por Molcan no Rio Open

Por Bruno da Silva - Fevereiro 20, 2023
joao fonseca rio ope
FotoJump/Rio Open

Atuando em nível ATP pela primeira vez na carreira, o brasileiro João Fonseca, 16 anos e 827º do ranking da ATP, foi dominado pelo eslovaco Alex Molcan (54º do mundo) na estreia do Rio Open nesta segunda-feira (20). O cabeça de chave 9 anotou 6-0 e 6-3, em 1h13.

A experiência pesou muito para o lado de Molcan no primeiro set. Ele salvou um break point logo de cara e, depois, manteve uma grande regularidade para anotar 6-0, em 29 minutos. Fonseca alternou belos pontos com muitos erros não-forçados, sentindo o peso da estreia em um torneio desta magnitude. Dos 30 pontos que venceu na parcial, o eslovaco contou com 21 erros não-forçados do jovem brasileiro e conseguiu o ‘pneu’ com tranquilidade.

Após sair perdendo o segundo set por 3-0, Fonseca finalmente conseguiu o alívio do primeiro game. Ele esboçou uma reação e teve a chance de empatar a parcial servindo em 4-3, mas acabou quebrado no game mais longo da partida e, na sequência, viu Molcan fechar o jogo com 40-0 no seu serviço.

Sequência do torneio

Nas oitavas de final, Molcan encara o boliviano Hugo Dellien (111º da ATP), que passou fácil pelo português João Sousa (143º) na estreia, com parciais de 6-0 e 6-2.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.