Imparável! Luisa Stefani é campeã em Abu Dhabi ao lado de Zhang

Por Gustavo Cipriano - Fevereiro 12, 2023
stefani-abu-dhabi
Foto: Divulgação/Mubadala Abu Dhabi Open

Luisa Stefani segue em grande fase. Neste domingo (12), a brasileira adicionou mais um título de duplas para a sua carreira ao lado de Shuai Zhang, em Abu Dhabi.

As duas venceram a norte-coreana Shuko Aoyama e a taiwanesa Hao-Ching Chan de virada na final. O placar foi de 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-2 e 10-8.

Em um jogo marcado for forte devoluções e grande número de quebras, Ayoma e Chan começaram melhores, e logo abriram 5-1. Elas tinham dois breaks de vantagem a essa altura, mas quase perderam a liderança. Stefani e Zhang iniciaram sua recuperação ainda na etapa inicial, devolvendo uma das quebras e tendo break point quando as oponentes sacaram em 5-3.

A brasileira e a chinesa não conseguiram voltar a tempo de vencer o primeiro set, mas mentalmente, haviam se estabelecido. Após troca de quebras nos dois lados no início, a dupla vencedora garantiu os últimos quatro games da parcial, e levaram a decisão do título de Abu Dhabi para o match tie-break.

Stefani e Zhang perderam quatro dos cinco primeiros pontos no desempate, mas viraram o jogo mais uma vez. A brasileira perdeu um smash na mão no primeiro match point, com o placar em 9-7, mas se redimiu em seguida com belo voleio no corpo de Aoyama, que não consegue devolver.

Esse é o terceiro título de Luisa Stefani em 2023 e o oitavo no geral nas duplas, entre dez finais disputadas. Vale lembrar que a tenista foi a primeira do país a conquistar uma medalha olímpica, de bronze ao lado de Laura Pigossi, e primeira campeã de Grand Slam em uma dupla totalmente brasileira, com Rafael Matos no Australian Open desse ano.

Me formei em jornalismo em 2014. Já tive experiências com jornalismo esportivo na ESPN, Vavel Brasil, Tênis News e EST 3. Fui repórter de cultura do Diário do Grande ABC e redator no Showmetech também. Sou apaixonado por esportes e cultura. Meu interesse por tênis começou ainda na faculdade, quando comecei a acompanhar todos os torneios. Fiz cobertura própria de todos os Grand Slams nas redes sociais. Atualmente (2022), além do Bola Amarela Brasil, escrevo sobre esportes no geral para a Vavel Brasil; e sobre games como colunista para o Observatório de Games. Escrevo também para minha página pessoal sobre filmes, séries e teatro nas redes sociais (@culturacaopage). Faço ainda parte do time de Relações Públicas da LATAM Intersect PR também.