Fils não pára de encantar aos 18 anos e está nos ‘quartos’ em Montpellier

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 8, 2023

Na segunda semana desta temporada, Arthur Fils esteve no Jamor a jogar um dos Challengers indoor. Com apenas 18 anos, a jovem promessa do ténis francês conquistou aí o seu primeiro Challenger da carreira. Agora, menos de um mês depois, disparou autenticamente em Montpellier e está a gerar enormes expectativas em França, uma vez que já se encontra nos quartos-de-final do ATP 250 gaulês.

Depois de levar a melhor sobre Richard Gasquet, Fils não quis ficar por aí e somou um triunfo impressionante diante de Roberto Bautista Agut (24.º), que tem só mais 16 anos do que ele. O jovem francês venceu com os parciais 6-3 e 6-4, em 1h27, sendo que agora fica à espera de Alejandro Davidovich Fokina ou Quentin Halys nos quartos-de-final. Nota ainda para o facto de o número 163 do ranking ATP ter já um salto previsto para o 141.º posto.

Quem ainda não teve de jogar e já está nos quartos-de-final também é Jannik Sinner. O italiano, segundo cabeça-de-série em Montpellier, teve um bye na primeira ronda e viu Marton Fucsovics desistir do encontro antes de entrar em ação, pelo que Sinner segue em frente sem qualquer ponto disputado, esperando agora por Lorenzo Sonego ou Filip Krajinovic.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt