Vasco Costa não perde sonho: «Quero tanto como eles chegar ao grupo Mundial»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 5, 2023
vasco-costa

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, fez o rescaldo da eliminatória com a República Checa, que terminou com um triunfo forasteiro por 3-1. Portugal falhou, pela quarta vez na história, o acesso às Davis Cup Finals, mas mantém o sonho vivo.

DERROTA COM A REPÚBLICA CHECA

Quero tanto como eles chegar ao grupo mundial. Se isto era equilibrado, deixou de o ser quando o número um deles foi aos quartos-de-final do Australian Open. Se ficasse 1-1 ontem, acho que hoje poderíamos ganhar a eliminatória. E depois a pressão muda tudo. Estamos sempre a jogar em desfavor, perdemos o primeiro singular. Preferia que o João tivesse jogado o primeiro singular dele e assim a pressão veio para o nosso lado. O número deles ganhou ao Nuno e estivemos sempre em pressão e por baixo. Se chegássemos com 2-1 a seguir ao par, a pressão estava no lado deles e não na nossa.

PRÓXIMOS PASSOS NA TAÇA DAVIS

Como sabem, a ITF assegurou este ano o compromisso que tinha em termos não só desportivo mas também monetário com todas as equipas que competem. Isso será discutido na próxima assembleia geral da ITF, que será em setembro. Aí será desenhado o novo modelo, se continuará este ou não. Foi feito muito à medida da Kosmos, tem vantagens e desvantagens, mas será analisado.

PREFERÊNCIA DA FPT

Teremos que analisar as propostas que estão em cima da mesa. Este modelo tinha uma grande vantagem em termos monetários para as federações e jogadores. Este modelo já é misto porque só quando chegam à fase final é que passa a ser grupos. Teremos que analisar o que está em cima da mesa. Este modelo foi aprovado porque para os países mais pequenos trazia vantagens financeiras muito significativas.

A DOIS ANOS DO FIM DO MANDATO

Tudo tem o seu tempo, faltam quase dois anos para terminar este mandato. Com calma e serenidade há de haver soluções para continuar o crescimento da Federação Portuguesa de Ténis. A nível internacional é uma coisa que a seu tempo se verá. Faço parte do comité internacional da ITF… As eleições da ITF serão em setembro, vai haver muitas voltas, até porque com isto da Taça Davis haverá várias opções. Mas vamos com calma e tranquilidade. É uma coisa que não me preocupa. A seu tempo teremos novidades sobre esse tema.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt