Djokovic fica a um passo de um recorde absoluto entre homens e mulheres

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 27, 2023

Nos dias que correm, quase cada triunfo que Novak Djokovic ou Rafael Nadal alcançam num torneio do Grand Slam tem importância no ponto de vista histórico. No Australian Open 2023, os holofotes estão colocados no sérvio, que se apurou para a final, depois de dar conta de Tommy Paul novamente de forma arrasadora. Trata-se da décima final em Melbourne e da 33.ª em Majors, o que ampliou um recorde que já estava na sua mão.

Basta ver que Roger Federer fechou a carreira com 31 finais de Grand Slams, enquanto Rafael Nadal segue com 30 neste momento da carreira. Claro que Djokovic persegue o 22.º título para igualar o espanhol, mas a verdade é que já ficou a um passo de um recorde absoluto… colocando aqui o ténis feminino ao barulho também.

Leia também:

 

É que a líder deste ranking é a norte-americana Chris Evert, com 34 finais de torneios do Grand Slam, seguida de Serena Williams, que terminou a sua carreira com as mesmas 33 que Djokovic tem nesta altura. Para trás também já ficou Martina Navratilova (32), pelo que Nole tem os olhos postos em ficar também com este máximo no momento em que terminar a sua carreira.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt