Tsitsipas: «Fui número um de juniores, agora quero ser número um como profissional»

Por Nuno Chaves - Janeiro 27, 2023

Stefanos Tsitsipas venceu Karen Khachanov e está, agora, a uma vitória de conquistar o primeiro Grand Slam da carreira e de se tornar número um mundial. O grego está em grande no Australian Open e confessa estar ansioso de lutar pelo título na grande final.

MAIS PERTO DE CONCRETIZAR O SONHO

Lembro-me de ver televisão e dizer a mim mesmo que queria estar ali um dia. Quero recrear essa sensação. Sabia que era uma viagem muito longa e há certos passos que tens de dar para ter a oportunidade de competir por algo assim, mas eu queria. Primeiro que tudo, é o teu ego que fala. Ou tens ou não. Em criança era muito confiante. Era bom no meu país. Demonstrei que era bom ao sair da Grécia e competi noutros países. Terminei como número um de juniores, agora quero ser número um como profissional.

DIFERENÇAS COM O COACHING

O coaching sempre esteve aí. Alguns treinadores podem não ter usado tanto. No meu caso, sempre fez parte das coisas quando estou em court. Fico feliz que agora não seja penalizado. É assim que deveria ser. Não vejo nenhuma razão para ter um treinador se não pode partilhar a sua visão e conhecimentos contigo quando estás a competir. É algo muito natural no nosso desporto.

PREPARADO PARA LUTAR

Estou a jogar um grande ténis, estou a desfrutar. Simplesmente não vejo nenhum incoveniente ou negatividade no que estou a tentar fazer em court. Mesmo se algo não funciona, sou otimista sobre qualquer resultado e adversário que tenha de enfrentar. É algo que faltava ao meu jogo. Pode não sair como eu quero, mas dou 110%.

Stefanos Tsitsipas na final do Australian Open pela primeira vez

 

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.