Brooksby sem limites: «Quero ganhar grandes encontros e chegar o mais alto possível»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 19, 2023

Jenson Brooksby foi o protagonista de uma das surpresas na segunda ronda do Australian Open, ao realizar uma exibição de encher o olho para derrotar Casper Ruud, segundo cabeça-de-série em Melbourne Park. O norte-americano resistiu a um duelo louco para se apurar para a terceira eliminatória e validar o seu ténis.

SENSAÇÕES AO VENCER

Foi muito emocionante estar num court tão grande. Desfruto sempre destes ambientes. Ando a competir muito bem ultimamente. Estou muito contente por seguir em frente, pois tenho estado a treinar muito e é bom ver resultados. Vou tentar manter este ritmo dia após dia. A primeira coisa que me veio à cabeça foi estar tão orgulhoso da calma mental para ficar concentrado depois de não conseguir fechar no terceiro set. Há muitas histórias diferentes ao longo do encontro, mas estou muito orgulhoso de mim mesmo.

REAÇÃO AOS MATCH POINTS FALHADOS

Às vezes nestas situações, à melhor de cinco sets, podes sentir-te um pouco mais cansado mental e fisicamente. Frustrei-me ao não conseguir fechar o encontro e a minha mentalidade começou a mudar um pouco. Estas são as situações que tens de controlar. Disse a mim mesmo para começar do início e que tinha de continuar a fazer o que fiz no início do quarto set, sem deixar que o fim do terceiro set mudasse a minha forma de jogar.

EVOLUÇÃO NOS ÚLTIMOS MESES

Sentei-me com a minha equipa e falámos sobre isso. Foi a minha primeira temporada completa no circuito. Há muitas coisas diferentes que tive de aprender. Trata-se de não cometer o mesmo erro duas vezes em qualquer parte do processo e determinar o que merece a minha atenção. Lidar com isso é o maior objetivo deste ano. Sou um grande competidor e quero ganhar cada vez que vou para o court, mas não tenho nenhum objetivo concreto em termos de resultados. Quero ganhar grandes encontros e chegar o mais alto possível. Acho que o posso fazer.

Brooksby joga muito e arruma Ruud em encontro louco no Australian Open

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt