Só há três tenistas com melhor percentagem de vitórias contra top 5 do que Djokovic

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 15, 2022

Novak Djokovic voltou a mostrar tudo o que vale quando tem pela frente um dos jogadores mais bem classificados no ranking ATP. O sérvio bateu Stefanos Tsitsipas no seu primeiro encontro nesta edição das ATP Finals, sendo que se tratou do 112.º (!) triunfo diante de um jogador pertencente ao top 5 mundial.

Para que se tenha noção, Nole é o quarto tenista com melhor percentagem de vitórias diante de top 5 na história, sendo que aproveitou este triunfo para ultrapassar Rafael Nadal. O sérvio tem 112-74, o que dá 60,2% de vitórias, enquanto Nadal tem 60,1% (92-61). Na frente está Bjorn Borg (72,6% com 61-23), seguido de Pete Sampras (62,9% com 61-36) e Boris Becker (61,8% com 68-42).

Fácil de entender que, mesmo com percentagens, nenhum dos homens da frente se aproxima sequer dos números totais de Djokovic e Nadal…

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt