Antiga número um do mundo envolvida em escândalo que pode acabar com pena de prisão

Por Bola Amarela - Dezembro 22, 2021

Arantxa Sánchez Vicario escreveu uma das páginas mais douradas na história do ténis espanhol, ao ser número um do mundo tanto de singulares como de pares nos anos 90, enquanto arrecadou uns impressionantes 14 títulos do Grand Slam, se somarmos singulares, pares femininos e pares mistos. No entanto, agora vê-se envolvida num escândalo que pode acabar com… prisão durante quatro anos.

Os procuradores de Barcelona pediram essa pena para a antiga tenista devido a fraude fiscal, num esquema elaborado pelo seu ex-marido Josep Santacana. Ora, em causa começa por estar o facto de Sánchez Vicario ter sido condenada a pagar uma dívida de 5,2 milhões de euros ao Banco do Luxemburgo, algo a que foi fugindo desde 2010, segundo o El País, ao ‘limpar’ a sua carteira.

O esquema implicava ficar aparentemente sem bens nem capital para pagar a referida dívida. Nesse sentido, Sánchez Vicario e Santacana esvaziaram as suas contas bancárias, livraram-se do dinheiro, cobraram de forma ilegal entrevistas que deram à imprensa e retiraram o seu nome de imóveis, como os apartamentos que tinham em Barcelona e Costa Brava.

A acusação pede a mesma pena para Sánchez Vicario e Santacana, além de exigir que seja paga uma compensação de 6,1 milhões de euros, tendo em conta a fuga fiscal que alegadamente foi levada a cabo pela dupla.

  • Categorias:
  • WTA