Ion Tiriac e os prémios monetários iguais: «Fica difícil quando a audiência do ténis masculino é quatro vezes superior»

Por admin - Maio 6, 2016

Ion Tiriac é conhecido por não deixar nada por dizer. O magnata romeno, dono do Masters 1000 de Madrid, foi entrevistado recentemente pelo jornal “El Mundo” e abordou o controverso assunto dos pagamentos equivalentes no circuito masculino e feminino, referindo que isso só pode acontecer quando os lucros gerados forem também eles semelhantes.

O diretor romeno está esta semana sob a luz dos holofotes com a agitação que de vive em plena Caja Magica. Juntando isso a uma honestidade acima da média, não é de admirar que Ion Tiriac seja motivo de notícia com opiniões que nem sempre são as mais consensuais.

“Quando a audiência do ténis masculino é quatro vezes superior, fica difícil igualar os prémios monetários”, disse o antigo jogador, não descurando contudo a importância do ténis feminino:

“Vou dizer isto com respeito: gosto muito de mulheres, especialmente quando têm pernas longas e são elegantes. Elas também são elegantes no court de ténis. Não tenho problema nenhum em dar-lhes o mesmo prize money, mas elas também têm de me dar os mesmos resultados económicos que os homens me dão”

Treinador de nomes como Ilie Nastase, Guillermo Vilas e Goran Ivanisevic, Ion Tiriac falou ainda sobre a terra-batida azul, que tanta discórdia gerou em 2012. “A terra-batida azul foi utilizada num ano infeliz por causa da água. Quando meteram a terra fizeram-no de tal maneira que se tornou escorregadio”, referiu Tiriac. “Tenho a certeza de que hoje a terra-batida azul seria muito melhor para o público, os jogadores e para a TV. Gastámos 1,5 milhões de euros, e infelizmente o Nadal e o Djokovic perderam e disseram “não” à terra-batida azul”, concluiu.

O torneio “azul” foi vencido por Roger Federer, que recebeu até o troféu das mãos de Will Smith. Ion Tiriac ainda não teve resposta da parte de nenhuma jogador quanto aos comentários relativos à questão dos prémios monetários equivalentes.