Toni Nadal: «O Rafa nunca apresentou uma desculpa para não vencer um encontro»

Por José Morgado - Outubro 27, 2021

Toni Nadal, tio e antigo treinador de Rafael Nadal, passou esta terça-feira por um podcast em Espanha e desdobrou-se em elogios ao seu sobrinho, numa altura em que há muitas incertezas sobre o futuro da carreira do campeoníssimo espanhol, de 35 anos.

Reclamar não nos leva a lugar nenhum na vida. Eu sempre disse ao Rafael: ‘não reclames, porque isso não te vai adiantar de nada’. Devemos todos fazer sempre o possível para vencer, mas não vou reclamar das coisas que acontecem ao nosso redor. Eu acho muito mau reclamar, não serve e não ajuda em nada, e, além disso, é feio”, assume Toni Nadal, que garante. “O Rafael nunca apresentou uma desculpa para não vencer um encontro”.

E quando é que Rafa poderá pensar em abandonar? “Esse momento chega quando o jogador perde a fé nas suas possibilidades. Nada vida há sempre que pensar em objetivos, metas e desejos. Quando eles desaparecem, tudo se esfuma. Eu também cheguei a querer ser jogador de ténis, mas aos 20 anos percebi que não tinha condições para isso”, reconheceu.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com