This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Grupo Mundial: Reino Unido e Sérvia a um passo dos «quartos»
Para além de muito apoio vindo das bancadas e de muita emoção à mistura, o primeiro dia de encontros do Grupo Mundial na Taça Davis trouxe também muito ténis de qualidade. James Ward, João Souza e Henri Laaksonen foram os heróis do dia.
Alemanha vs França, 0-2
Mesmo sem Richard Gasquet e Jo-Wilfried Tsonga no quarteto, a França conseguiu chegar ao final desta sexta-feira bastante perto da qualificação para os quartos-de-final. Os finalistas de 2014 conseguiram a primeira vitória arrancada a ferros por Gilles Simon, que ainda esteve a perder por 1-2 mas conseguiu o unico break do último se para derrotar Jan-Lennard Struff, 74.º ATP, por 7-6(4), 2-6, 6-7(1), 6-2 e 10-8 em 4h31.
De seguida, e com uma facilidade bastante maior, Gael Monfils demonstrou um excelente nível de ténis e, num duelo em que se esperava até algum equilíbrio, derrotou Philipp Kohlschreiber por 6-4, 7-5 e 7-6(4) para terminar o dia com pontos como este:
Reino Unido vs EUA, 2-0
Ainda que favorito, era esperado que Andy Murray sentisse algumas dificuldades diante de Donald Young, que se mostrou a um bom nível na série de torneios disputados em piso rápido nos EUA nas últimas semanas. O jogador britânico ainda venceu as duas primeiras partidas de forma fácil mas foi forçado a disputar um quarto set, depois de o jovem norte-americano ter mostrado as garras por momentos. O resultado final ditou a vitória a Murray por 6-1, 6-1, 4-6 e 6-2.
Contudo, a grande surpresa da eliminatória chegou apenas no segundo encontro e depois de mais um encontro que parecia não querer terminar com John Isner, claro está, como um dos protagonistas.
O número 20 do mundo venceu as duas primeiras partidas mas permitiu que James Ward conseguisse uma das melhores vitórias da sua carreira. O 111.º ATP teve match points em cinco jogos do quinto set mas só conseguiu fechar com o marcador a ditar os parciais de 6-7(4), 5-7, 6-3, 7-6(3) e 15-13 em 5h01.
Austrália vs Rep. Checa, 2-0
Mais uma eliminatória, mas um encontro que terminou numa quinta partida. Thanasi Kokkinakis abriu as hostilidades, a jogar pela segunda vez com as cores do seu país, e derrotou Lukas Rosol fr forma surpreendente, por 4-6, 2-6, 7-5, 7-5, 6-3, em 3h33.
Mais tarde, foi a vez de Bernard Tomic confirmar o favoritismo diante de Jiri Vesely e derrotar o número 45 ATP por 6-4, 6-3 e 7-6(5), colocando a República Chega, que não conta com a ajuda de Tomas Berdych nem de Radek Stepanek, à beira do playoff de despromoção do Grupo Mundial.
Cazaquistão vs Itália, 1-1
Em plena cidade Astana, Mikhail Kukushkin deu uma alegria ao público local e venceu Simone Bolelli em três partidas de forma sólida e autoritária. O jogador cazaque ainda salvou dois set points no primeiro set e não vacilou mais rumo à vitória, por 7-6(6), 6-1 e 6-2.
Se seguida, foi a vez de Andreas Seppi empatar o marcador no duelo frente ao talentoso Andrey Golubev. O jogador de 31 anos triunfou por 6-3, 6-3, 6-7(5) e 6-2 num dia em que Fabio Fognini foi poupado pelo seu capitão, devendo entrar amanhã em court com Paolo Lorenzi para o duelo de pares.
Argentina vs Brasil, 1-1
Numa das eliminatórias mais quentes da primeira ronda do Grupo Mundial, João Souza foi o grande vencedor da primeira jornada e brilhou logo no primeiro encontro.
O brasileiro, mais conhecido por Feijão, tinha pela frente o mais experiente Carlos Berlocq na terra-batida em Buenos Aires, diante do infernal público argentino, mas soube manter o discernimento e dar o primeiro ponto à equipa carioca com os parciais de 6-4, 3-6, 5-7, 6-3 e 6-2 em cinco horas exatas.
Com Juan Martin del Potro a apoiar a equipa azul celeste, o número um nacional Leonardo Mayer entrou em court no segundo singular para defrontar Thomaz Bellucci, atual número 87 do mundo. O 29.º melhor jogador do mundo arremessou um total de 38 winners para uma vitória por 6-4, 6-3, 1-6 e 6-3..
Sérvia vs Croácia, 2-0
Com Novak Djokovic de um lado e sem Marin Cilic do outro, seria de esperar bastantes dificuldades para a Croácia nesta eliminatória. O número um mundial foi o primeiro a entrar em court e mostrou a garra característica de quando está a defender o seu país, vencendo Mate Delic por 6-3, 6-2 e 6-4 com 85% dos pontos vencidos com o primeiro serviço e sem qualquer break point enfrentado.
Mais tarde, esperava-se que Borna Coric pudesse terminar esta sexta-feira com um empate na jornada, mas o jovem prodígio deu de caras com Viktor Troicki que está mais habituado a estas andanças. O jogador sérvio soube manter a compostura quando perdia por dois sets e beneficiou da ansiedade do ser adversário para conseguir a reviravolta, por 4-6, 1-6, 6-3, 6-2 e 6-1, naquela que foi a sua primeira vitória na Taça Davis desde fevereiro de 2013.
Canadá vs Japão, 1-1
Sem grandes surpresas, Kei Nishikori e Milos Raonic fizeram aquilo que lhes competia e deixaram a eliminatória para ser desempatada neste sábado.
O japonês derrotou Vasek Pospisil, por 6-4, 7-6(5) e 6-3, ao passo que Raonic trucidou completamente Tatsuma Ito, 85.º ATP, por 6-2, 6-1 e 6-2 em menos de 90 minutos. Ambos os jogadores vão ser poupados no encontro deste sábado.
Bélgica vs Suíça, 1-1
A Suíça foi para Liége com uma equipa desfalcada e envolta até em alguma polémica, mas a verdade é que conseguiu dar por terminada a sexta-feira de encontros com tudo em aberto. Henri Laaksonen, que entrou em court para representar o seu país apenas três vezes desde 2009, apesar das seis nomeações, brilhou frente a Ruben Bemelmans e derrotou o belga ao cabo de três horas: 1-6, 6-7(6), 6-4, 6-0 e 6-2 foi o parcial.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=EbepE1dAhQY
A honra da Bélgica foi restabelecida pelas mãos de Steve Darcis, que derrotou Michael Lammer por 6-3, 6-1 e 6-3 e igualou o marcador.
- Categorias:
- Sem categoria