Djokovic apoia igualdade de pagamento entre géneros no Dia da Mulher… mas é contestado

Por Bola Amarela - Março 8, 2020
djokovic

Novak Djokovic utilizou este domingo as redes sociais para anunciar que está a representar a Ultimate Software, uma empresa que apoia a igualdade de pagamento independente do género ou da idade.

“Tenho estado rodeado por mulheres notáveis durante toda a minha vida. Hoje, comprometo-me a apoiar todas as mulheres na concretização das suas maiores ambições. Tenho a honra de representar uma empresa como a @UltimateHCM que criou o #EqualPay4All vídeo em reconhecimento de #InternationalWomensDay”, pode ler-se numa mensagem do líder ATP nas redes sociais.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/DjokerNole/status/1236564411248041984

A sua mensagem, no entanto, não foi totalmente bem recebida, quer por fãs, quer por jornalistas especializados, que rapidamente lembraram o sérvio das suas declarações anteriores em que não defendia exatamente a mesma coisa no ténis, modalidade pioneira no desporto no que à igualdade de pagamento diz respeito.

“Eu aplaudo o WTA, as suas jogadoras e a sua luta pelos prémios iguais para homens e mulheres. Mas nós, o ATP, devemos lutar por aquilo que merecemos e tentar alcançar mais, porque as estatísticas mostram que os encontros masculinos têm mais espectadores. Essa é uma das razões pelas quais nós devíamos ganhar mais”, disse precisamente há quatro anos, durante o torneio de Indian Wells.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/BenRothenberg/status/1236566618592993280

Refira-se que Djokovic é há muito o presidente do Conselho de Jogadores do ATP e tem tentado fazer com que os jogadores masculinos, do mais cotado aos menos, consigam ganhar mais dinheiro ao longo dos anos. “Se fosse possível estabelecer quais os jogadores que atraem mais atenção dos média e dos fãs, quem vende mais bilhetes e tudo isso, então a distribuição deveria ser feita dessa forma.”