Novak Djokovic: o melhor jogador da década

Por José Morgado - Dezembro 13, 2019
Novak-Djokovic

A década 2010-2019 chegou ao fim e agora é tempo de serem feitos alguns balanços. Ao longo dos últimos dias, muitos sites têm feito as suas escolhas para ‘Jogador da Década’, ‘Torneio da Década’, ‘Encontro da Década’, mas a verdade é que os números… não enganam mesmo. Novak Djokovic, de 32 anos e atual número dois mundial, lidera todas as estatísticas mais relevantes na hora de avaliar quem foi, afinal de contas, o melhor tenista dos últimos 10 anos.

Um extensa e interessante recolha de números por parte de Enrico Maria Viva, produtor de ténis, ajudou ao nosso trabalho, que conta sempre com Rafael Nadal e Roger Federer — sem surpresas — logo atrás do sérvio.

GRAND SLAMS NESTA DÉCADA:

Novak Djokovic, 15

Rafael Nadal, 13

Roger Federer, 5

VITÓRIAS NESTA DÉCADA

Novak Djokovic, 630

Rafael Nadal, 574

Roger Federer, 553

PERCENTAGEM DE VITÓRIAS NESTA DÉCADA

Novak Djokovic,  86,42%

Rafael Nadal 84,54%

Roger Federer 83,53%

MAIS ENCONTROS DISPUTADOS

Novak Djokovic, 729

Rafael Nadal, 679

Roger Federer, 662

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com