João Sousa eliminado por Frances Tiafoe na Holanda

Por José Morgado - Junho 10, 2019

João Sousa, número um português e 71.º colocado do ranking mundial, entrou esta segunda-feira na temporada de relva com uma derrota na primeira ronda de singulares do ATP 250 de Rosmalen, onde em 2014 chegou às meias-finais, naquele que permanece como o melhor resultado da sua carreira nesta superfície.

O vimaranense de 30 anos perdeu pela primeira vez na sua carreira diante do norte-americano Frances Tiafoe, de 21 anos e número 35 mundial, por 6-2 e 7-6(0), num encontro em que não serviu bem tão bem como o seu rival e em que acabou por claudicar nos momentos decisivos de cada um dos parciais. Sousa ainda ameaçou a recuperação, virando de 2-4 para 5-4 e 6-5 no segundo set, mas acabou eliminado em sets diretos, perdendo o tie-break por uma raro… 7-0.

Esta é a terceira derrota seguida de João Sousa em singulares, depois de cair na segunda ronda do ATP 250 de Genebra, diante de Albert Ramos, e na primeira eliminatória de Roland Garros, com Pablo Carreño Busta.

O minhoto regressa ao court esta terça-feira para jogar a variante de pares, ao lado do italiano Andreas Seppi. A dupla luso-italiana que entrou como ‘alternate’ vai defrontar na primeira ronda o holandês Wesley Koolhoff e o neozelandês Marcus Daniell.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt