Sobrevive! Federer salva dois match points e bate Monfils rumo aos ‘quartos’ em Madrid

Por José Morgado - Maio 9, 2019

Roger Federer garantiu a sua qualificação para os quartos de final do ATP 1000 de Madrid. O tenista suíço bateu Gael Monfils por 6-0, 4-6 e 7-6(3), num encontro onde o helvético de 37 anos salvou dois match points, quando servia a 5-6 no terceiro set.

Depois de um primeiro set totalmente dominado por parte de Federer, a resposta de Monfils não demorou a reagir. O francês aumentou drasticamente o seu nível de jogo e chegou com alguma tranquilidade até ao 4-1. Ainda assim, o número três mundial reagiu, empatou o set a 4-4, teve break point para passar para a frente e servir para fechar, mas o gaulês aguentou-se e acabou mesmo por quebrar o serviço de Federer e levar tudo para a negra.

No terceiro set, o equilíbrio foi a nota dominante e o momento de maior emoção estava guardado para o final. Federer, quando servia com 5-6 no marcador, foi mesmo obrigado a salvar dois match points: no primeiro subiu à rede em pleno segundo serviço, no segundo sobreviveu a uma intensa troca de bolas.

No tie-break, o suíço acabou por se superiorizar de forma clara. O próximo adversário de Federer é… Dominic Thiem.

[Em atualização]

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt