Taça Davis. Portugal tem deslocação difícil (e longa) em setembro para o Grupo 1

Por José Morgado - Fevereiro 6, 2019
joao-sousa

A seleção portuguesa vai viajar até à Bielorrússia para um confronto do Grupo 1 da Zona Europa/África da Taça Davis, entre 13 e 15 de setembro. É o reencontro de duas formações que se defrontaram nestas mesmas datas, mas em 2015 em Viana do Castelo, com vitória da formação da casa.

Este será o terceiro confronto entre as duas seleções na história da prova, já que em 2002 Portugal foi a Minsk perder por 4-1, num duelo igualmente a contar para o Grupo 1. Atualmente, Illya Ivashka (top 100), Egor Gerasimov (top 200) e Uladzimir Ignatik (ex-número 1 junior e top 300) são as grandes figuras do ténis masculino no país. No feminino, o cenário é melhor, com Sabalenka, Azarenka e Sasnovich.

Uma vitória neste confronto vale lugar no Playoff de qualificação das Davis Cup Finals em 2020. Uma derrota empurrará Portugal para… o Grupo 2!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt