John McEnroe: «Roger Federer é mais consistente que Rafael Nadal»

Por admin - Julho 24, 2017

Conhecido pelas suas opiniões fortes e irreverentes opiniões, John McEnroe fez uma interessante comparação entre Rafael Nadal e Roger Federer. Para o norte-americano, o espanhol necessita de vencer mais Grand Slams em hard-courts e relva para discutir com o suíço o lugar entre os melhores da história.

“Há alguns anos atrás, antes de se lesionar várias vezes, os seus números [Nadal] eram melhores que os do Roger. Por exemplo, venceu a Taça Davis e os Jogos Olímpicos, já para não falar do confronto direto”, afirma McEnroe. “Depois Nadal caiu um pouco e o Roger aproveitou. Se olharmos para o seu registo de meias-finais em majors, o Roger é obviamente mais consistente. Não penso que ganhar nove ou dez vezes em Paris faça grande diferença”.

“Se Nadal ganhasse em Wimbledon ou no US Open, a perspetiva das pessoas mudaria”

O vencedor de sete títulos do Grand Slam desenvolve, de seguida, esta ideia. “Seria diferente se tivesse ganho Wimbledon mais do que duas vezes, ou US Open mais outra vez, ou até se tivesse ganho na Austrália este ano. Essas vitórias mudariam a perspetiva das pessoas em relação a Nadal”.

Em relação à hipótese de ambos poderem vir a ser número um do mundo ainda este ano, e confrontado com o cenário de serem dois trintões a ascenderem ao topo do ranking, McEnroe desvaloriza. “São dois dos melhores jogadores da história, não pode ser uma má notícia. Eles estão a ganhar mais que ninguém e isso é surpreendente para mim. Penso até que podem ajudar os outros a trabalhar mais a fundo e melhorar”, refere o norte-americano que não deixa de referir qual o jogador do circuito que mais gostaria de treinar.

“Gosto dele [Kyrgios], mas não quando não faz nenhum esforço”

“Seria o Kyrgios, temos a mesma ‘cabeça’. O ano passado disse sim ao Raonic porque era em part-time. Eu tenho crianças em casa, tenho estado ocupado com a minha academia em Nova Iorque desde há sete anos para cá e ainda gosto de jogar na Senior Tour. É muita coisa”, refere, não sem antes desenvolver um pouco mais o tema ‘Kyrgios’.

“Gosto dele, mas não quando não faz nenhum esforço. Ele é talentoso e forte fisicamente, mas tem que estar mais em forma. Quando o vejo desistir mentalmente, pergunto-me ‘Será ele diferente?’, espero que sim, é jovem e está rodeado de pessoas que o ajudam”, conclui.