Moya sobre Nadal: «Não é só um jogador de terra batida, já ganhou 5 majors fora de Roland Garros»

Por admin - Abril 20, 2017
moya-nadal

O ano que Rafael Nadal tem vindo a protagonizar colocou o espanhol no centro de todas as atenções para a temporada de terra batida. As capacidades de Rafa nesta superfície são amplamente reconhecidas, mas, para o seu treinador Carlos Moya, é redutor ver o maiorquino como apenas um tenista de terra batida.

“Dizer que ele é forte na terra batida esconde um pouco o que ele conseguiu em hard courts. Não se pode dizer que Nadal é um jogador de terra batida, ele ganhou Wimbledon e US Open duas vezes e o Open da Austrália uma”, salienta Moya ao El Español, não deixando, contudo, de reconhecer a importância desta fase da temporada para o seu pupilo.

E não há que fugir ao assunto, estes dois meses podem ser vir a ser históricos para o espanhol. Nadal poderá conquistar a décima vitória em Monte Carlo, Barcelona e Roland Garros. Além disso, tem a possibilidade de conquistar o seu 50º título sobre terra batida, ultrapassando Guillermo Vilas, o que relançaria a discussão sobre quem é o melhor jogador nesta superfície. Algo que para Moya nem se coloca.

“Borg poderia ser o maior rival do Rafa em terra batida”

“Mais do que o número de títulos, devíamos olhar para a qualidade. Talvez até diria que Borg poderia ser o maior rival de Rafa em terra batida, mas nem mesmo ele conseguiria batê-lo. O Nadal mostrou uma inacreditável consistência ao ganhar todos os títulos importantes”, sustenta, antes de se referir à possibilidade de o seu pupilo poder conquistar em Roland Garros o primeiro título do Grand Slam em três anos.

Para Moya é importante pensar passo a passo. “Isso não é uma obsessão. Ainda falta muito e não pensamos nem sequer um minuto acerca disso, até porque temos quatro torneios importantes antes desse”.