20 anos depois da primeira vez, Monfils faz história e sagra-se campeão em Auckland
Velhos são os trapos! Gael Monfils deu mais uma prova disso mesmo e conquistou o ATP 250 de Auckland para chegar aos 13 títulos na carreira ao mesmo tempo que se torna no campeão mais experiente desde que o circuito ATP foi criado em 1990. Aos 38 anos, o número 52 do ranking mundial estragou a inédita oportunidade de Zizou Bergs (66.º) e colocou a cereja no topo de uma semana que arrancou a perder por 6-1 e 5-2 com Pedro Martínez.
Monfils foi sempre mais consistente e soube o que faz para triunfar com os parciais 6-3 e 6-4, em sensivelmente uma hora e meia, ainda que tenha sido pressionado no segundo set. Depois de o francês ter passado pela primeira partida incólume, saiu de um 0-40 a 3-2 e salvou mais três pontos de break quando servia para fechar o encontro. Aguentou os nervos nesse momento e confirmou mesmo a conquista do troféu na Nova Zelândia.
Leia também:
- — Kyrgios diz que vai jogar o Australian Open, fala sobre doping e elogia… Fonseca: «Ele é ridículo»
- — Jaime Faria: «Estou nas nuvens. É um sonho que sempre tive: jogar um Grand Slam»
Assim, Monfils bate o registo de Roger Federer, que conquistou o ATP 500 de Basileia com 38 anos e 2 meses, sendo que esse recorde (desde 1990) passa a estar fixado nos 38 anos e 4 meses de La Monf. Além disso, o gaulês vai saltar também para o 41.º posto da hierarquia mundial masculina com este regresso aos títulos.