Durante a carreira, Nadal já esteve praticamente dois anos e meio afastado dos courts devido a lesões
A carreira de Rafa Nadal tem sido marcada, além do enorme sucesso, por diversos problemas físicos, algo que o mantém durante vários meses afastado dos courts. O site Punto de Break analisou à lupa as temporadas do espanhol, que pretende voltar a tempo do Australian Open de 2019.
Desta feita, as épocas em que o maiorquino foi mais castigado foram em 2012, que desde logo foi a pior da carreira, já que esteve fora durante 170 dias. Este ano, Nadal vai estar no total, 140 dias ausente dos courts. Em 2016 foi a terceira pior época de El Toro, no total, foram 101, os dias em que não competiu.
Há ainda a destacar as épocas de 2004, 2005 e 2009, onde o atual número dois mundial esteve 90 dias ausente em cada um desses anos. Ao todo, Nadal já esteve 878 dias fora da competição por lesão, o que equivale a sensivelmente dois anos e cinco meses de baixa. Rafa já desistiu de 15 Grand Slams e sete ATP Finals e mesmo assim, apesar de todos estes problemas, tem conseguido manter-se constantemente no topo do ténis mundial.