Rafa Nadal derrota aniversariante Stefanos Tsitsipas rumo ao 5.º título de 2018

Fácil… e rápido. Rafael Nadal, número um mundial, colocou com um ponto final no conto de fadas do jovem grego Stefanos Tsitsipas, que este domingo celebrou 20 anos, ao bater o grego rumo ao título no ATP Masters 1000 do Canadá, em Toronto. É o quinto título da temporada para o maiorquino de 32 anos e quarto da carreira no Canadá, depois de 2005, 2008 e 2013.

Numa final que controlou desde início mas na qual tremeu para fechar, Nadal derrotou o jovem grego, 27.º ATP mas top 15 na próxima semana, por 6-2 e 7-6(4), em 1h30 de um embate. Depois de uma primeira hora em que se juntou o estado de graça do espanhol à total desinspiração de Tsitsipas, especialmente no capítulo da resposta onde ganhou apenas 3 pontos nos 8 primeiros jogos de serviço de Nadal, o espanhol tremeu bastante na hora de fechar, chegou a estar a apenas um ponto da derrota no set, mas acabou por ir buscar o encontro no tie-break do segundo set.

O espanhol vai aumentar a sua vantagem no topo do ranking ATP para quase 4000 pontos em relação a Roger Federer, segundo, ao passo que Tsitsipas fará a sua estreia no top 15.