Masters 1000 do Canadá nega wild card a Wawrinka e o ex-top 3 vai ser de jogar o qualifying

Por José Morgado - Julho 24, 2018

É uma notícia de última hora, trazida pela imprensa suíça: Stan Wawrinka, um antigo top 3 mundial e campeão de três torneios do Grand Slam já dentro desta década, vai ter de jogar a fase de qualificação do ATP Masters 1000 de Toronto, no Canadá, depois de lhe ter sido negado um wild card para o quadro principal.

Atualmente fora do top 200, depois de uma série de lesões que o obrigaram a parar durante vários meses, Wawrinka não tem entrada direta em nenhum torneio ATP, pelo que terá de começar… do zero. O suíço de 33 anos recebeu convite para o ATP 500 de Washington, na próxima semana, mas não teve a mesma ‘sorte’ em Toronto, pelo que terá de passar pelo qualifying, que arranca no sábado, dia 4 de agosto.

Wawrinka não pode utilizar o ranking protegido porque competiu em janeiro e fevereiro — antes de voltar a parar. O ranking protegido só pode ser utilizado quando um tenista está fora de competição durante pelo menos seis meses consecutivos e, entre fevereiro e maio, altura em que Stan voltou, passaram apenas três meses e meio.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt