Wimbledon 2015: análise dos quadros masculino e feminino
Os dados estão lançados em Wimbledon. A três dias do início do mais prestigiado torneio do mundo, a sorte foi conhecida para aqueles que vão ser os protagonistas na relva do All England Club durante as próximas duas semanas. Quis o sorteio que Novak Djokovic, campeão em título e principal favorito à vitória, ficasse sem os restantes elementos do ‘Big 4’ na parte superior do quadro, mas os desafios que terá de ultrapassar são muitos e variados.
Djokovic vs Wawrinka nas meias-finais?
O sérvio vai enfrentar logo de entrada um duro desafio que dá pelo nome de Philipp Kohlschreiber e de seguida pode ter de medir forças com alguém que sabe o que é singrar na imaculada relva de Wimbledon: Lleyton Hewitt. Bernard Tomic e Kevin Anderson são os possíveis adversários nas rondas seguintes antes de enfrentar eventualmente Marin Cilic ou Kei Nishikori nos ‘quartos’.
Mas o grande desafio do número um mundial poderá acontecer nas meias-finais, contra o jogador que mais problemas lhe tem dado nos torneios do Grand Slam e que, inclusivamente, o impediu de completar o Grand Slam de carreira em Roland Garros. Stanislas Wawrinka, quem mais? O suíço estreia-se frente ao nosso João Sousa, numa reedição da primeira ronda do ano passado.
Federer, Nadal e Murray juntos
Se em Roland Garros foi Roger Federer quem viu o seu caminho livre dos mais credenciados jogadores do circuito, desta feita desempenha o papel que Djokovic teve na terra batida parisiense.
O suíço de 33 anos, cabeça-de-série número dois e sete vezes campeão de Wimbledon, pode ter de medir forças com Tomas Berdych nos quartos-de-final e com Rafael Nadal ou Andy Murray nas meias-finais. Antes disso, Federer terá pela frente jogadores como Jack Sock, Feliciano López e Roberto Bautista-Agut.
Murray contra Nadal ou contra Ferrer?
Com os caminhos dos compatriotas a cruzarem-se nos oitavos-de-final, tudo pode acontecer. Se as hierarquias pré-estabelecidas se confirmarem, Ferrer será o adversário de Murray nos quartos-de-final, mas Nadal terá uma palavra a dizer no palco onde já foi muito feliz. O britânico tem no seu caminho Robin Haase, Andreas Seppi e Jo-Wilfried Tsonga, ao passo que o maiorquino vai ter de passar por jogadores como Thomaz Bellicci, Dustin Brown e Victor Troicki.
Potenciais quartos-de-final consoante o encaixe dos cabeças-de-série:
Novak Djokovic vs Kei Nishikori
Stanislas Wawrinka vs Milos Raonic
Andy Murray vs David Ferrer (/Rafael Nadal)
Roger Federer vs Tomas Berdych
Do lado feminino, as atenções estão sobretudo viradas para Serena Williams, primeira cabeça-de-série e campeã dos últimos três torneios do Grand Slam, e para Maria Sharapova, com quem pode medir forças nas meias-finais. Olhares bem atentos ainda sobre Petra Kvitova e Simona Halep.
A número um mundial estreia-se frente à russa Margarita Gasparyan, e pode ter nos oitavos-de-final um embate muito especial e duro, frente à sua irmã Venus. Nos quartos-de-final, Ana Ivanovic é uma possibilidade.
Já a russa, vencedora em 2004, tem pelo caminho nomes como Andrea Petkovic, Flavia Pennetta nos oitavos-de-final e Lucie Safarova, finalista em Roland Garros este ano, nos ‘quartos’.
Quanto a Petra Kvitova, para fazer o tri na relva do All England Club, terá de passar por jogadoras como Eugénie Bouchard, Agnieszka Radwanska e Jelena Jankovic antes de chegar às meias-finais e defrontar, eventualmente, Simona Halep. A romena tem como possíveis adversárias antes dessa fase Sabine Lisicki, Angelique Kerber e Caroline Woznaicki.
Potenciais quartos-de-final consoante o encaixe das cabeças-de-série
Serena Williams vs Ana Ivanovic
Maria Sharapova vs Lucie Safarova
Simona Hale vs Caroline Wozniacki
Petra Kvitova vs Ekaterina Makarova