Vondrousova: «Não penso em mim como a campeã de Wimbledon, penso em mim como a Marketa»
Marketa Vondrousova chega a Wimbledon com o objetivo de repetir a proeza de 2023 e conquistar o tão desejado título no All England Club.
A tenista checa, que vai abrir o court central na terça-feira, fez a antevisão ao torneio e recordou todo o processo que a levou ao estrelado na última época.
SURPREENDEU O MUNDO EM 2023
Cheguei aqui sem nenhum tipo de stress, joguei sem nervos nas duas primeiras rondas. Quando chegamos aqui comecei a pensar em tentar ganhar, talvez, um par de encontros. Na terceira ronda, após ganhar, senti que podia fazer algo, já que me via realmente bem. Simplesmente acredito que fiz uma pequena mudança de chip, comecei a gostar um pouco de ténis em relva. Também aprendi a mover-me melhor, essa foi a principal chave. Jamais pensei em ganhar o torneio, mesmo antes das meias-finais foi algo que não me passou pela mente. Foi encontro a encontro, não pensava nada em ganhar.
INAUGURA O COURT CENTRAL NA TERÇA-FEIRA
É algo em que estou a pensar, obviamente. Ainda não estou stressada mas talvez os nervos apareçam segunda-feira, uma vez que o torneio já começou. Treinei no central na sexta, estou a morrer de vontade em voltar ali. Tenho grandes memórias, ainda que venham os nervos e a pressão. Veremos o que acontece, sinto-me bem e quero voltar já.
COMO É GANHAR UM GRAND SLAM?
Foi uma loucura porque não esperava nada, a minha equipa não esperava. Quando joguei a final de Roland Garros em 2019 perdi. Fiquei muito triste, não celebrámos absolutamente nada. Pensei que se isto acontecesse de novo, mesmo se perdesse a final, queria desfrutar e celebrar. A verdade é que desfrutei de toda a final. Celebrámos, também em Praga, foi incrível estar com a minha equipa e a minha família toda. Isso é o que mais queres. Tenho grandes memórias do encontro e de abraçar todos.
VIDA… IGUAL APÓS O TÍTULO
Sinceramente, a minha vida não mudou demasiado. Simplesmente passou e pensei: ‘Ok, agora és campeã de Wimbledon’. Talvez tenha mudado mais para as pessoas à minha volta. Olham de forma diferente, também acontece nos torneios. Agora tenho o troféu em casa, cada dia olho para ele e penso: ‘Sim, isto aconteceu’. Não creio que ganhar um Grand Slam te deva mudar como pessoa. Não penso em mim como campeã de Wimbledon, penso em mim como a Marketa, não como a campeã deste torneio.
Leia também:
- — A curiosa resposta de Rune a um tweet de Becker: «Estranho não me perguntares diretamente»
- — Murray vai decidir esta segunda-feira se joga Wimbledon: «Fiz todos os possíveis»
- — Alcaraz pode juntar Wimbledon a Roland Garros: «Quero escrever o meu nome nessa lista»