Vladimir Voltchkov: «Estamos a ser muito bem tratados»
O capitão da seleção bielorrussa, Vladimir Voltchkov, começou por se mostrar bastante agradado pela forma como têm sido recebidos em Portugal. “Temos que agradecer à organização porque apesar de lá fora o tempo estar frio e chuvoso, temos sentido muito calor pois estamos a ser muito bem tratados. Temos tudo o que precisamos, um bom hotel e todas as comodidades.”
Em relação ao facto de Voltchkov e Max Mirnyi terem jogado no último encontro entre as duas seleções (vitória da Bielorrússia em Minsk por 4-1 no ano de 2002), Max disse que “parece que não mudou assim tanta coisa porque na altura jogamos contra jogadores que agora são parte da equipa técnica. É uma vantagem eu e o Vladimir também continuarmos a fazer parte da equipa. Além disso, temos bons jogadores jovens. Enquanto essa eliminatória foi jogada em indoor, esta será jogada em outdoor. Ou seja, há muitas coisas que ficaram iguais mas também muitas coisas que estão diferentes. Eles sabem o que têm de fazer e nós também. De certeza que será um bom fim-de-semana. Mas esperemos ter o mesmo resultado dessa eliminatória”
Quando questionado sobre o que o faz continuar a jogar aos 38 anos (já jogou mais de 50 eliminatórias na Taça Davis), Mirnyi referiu que “a Bielorrússia é um país pequeno onde a competitividade é estimulada e eu cresci com essa maneira de pensar. A Taça Davis é a maior competição de ténis por equipas. Sinto-me um sortudo por poder fazer parte da equipa. Sempre que me chamarem, tentarei ajudar a equipa no melhor que puder.”
Por fim, quando lhe perguntaram se o próximo passo seria tornar-se capitão da Bielorrússia, Mirnyi foi taxativo respondendo que “temos um grande capitão e eu ainda estou a jogar e espero continuar assim.”