Tursunov utilizou o ranking protegido (pela última vez) para jogar o US Open e… desistiu a meio do encontro
Se há um jogador que tem utilizado bem as regras para terminar a carreira da forma mais economicamente desafogada possível é o russo Dmitry Tursunov. O tenista de 34 anos, ex-top 20 mas atual 645.º colocado do ranking ATP, tem apenas um vitória em quadros principais em 2017, mas isso não o tem impedido de disputar os principais torneios, uma vez que ele escolhe criteriosamente os torneios em que utiliza o ‘ranking protegido’, que lhe permite ‘roubar’ um lugar a outro jogador no quadro principal por ter estado longos meses afastado por lesão nos últimos anos.
No US Open, Tursunov gastou o seu último ‘ranking protegido’ – o ATP impõe um limite – entrou no quadro e acabou por… desistir devido a lesão (outra vez!) após perder os dois primeiros sets do seu embate da primeira ronda frente a Cameron Norrie.
O russo sai de Nova Iorque com 10 pontos ATP e, mais importante do que isso, 40 mil euros no bolso. A situação tem revoltado alguns colegas de profissão e, claro, os fãs, que se manifestaram através das redes sociais logo após a confirmação da desistência.
Ao todo, Tursunov já ganhou mais de 300 mil euros nos últimos 12 torneios em que utilizou o ranking protegido.