Tudo o que Tsitsipas tem em jogo na final do Australian Open com Djokovic
Pela segunda vez na carreira, Stefanos Tsitsipas está na final de um torneio do Grand Slam. É evidente que em causa está o primeiro título da sua vida num Major, sendo que volta a ter Novak Djokovic pela frente, tal como em Roland Garros’2021. Mas a verdade é que o duelo de domingo significa muito mais do que ‘apenas’ um primeiro Grand Slam no percurso do grego. Há vários registos que Tsitsipas pode alcançar… ou impedir.
Há duas que estão na luta sobre qual será o mais importante: é que tanto pode conquistar o primeiro (de vários?) Majors na carreira, tal como uma vitória de Djokovic garante o salto para o primeiro lugar do ranking ATP. Por outro lado, numa escala diferente de importância, tem oportunidade de vencer o seu primeiro título hard court outdoor da carreira, ao passo que se pode tratar do décimo troféu ATP em 25 finais.
Leia também:
- Nota 10. Djokovic arrasa rumo à décima final no Australian Open
- Stefanos Tsitsipas na final do Australian Open pela primeira vez
- Tsitsipas também não se ‘lembra’ da final de Roland Garros com Djokovic
Destaque ainda para a hipótese de ouro que Tsitsipas tem de conseguir um raro pleno diante do Big Three no Australian Open, isto depois de já ter derrotado Roger Federer em 2019 e Rafael Nadal em 2021, na altura com triunfo depois de ter estado a perder por dois sets a zero. Ainda dentro desta lógica, Stef tenta evitar uma décima derrota consecutiva diante de Nole, que procura o décimo título no Australian Open.
Tudo estará em jogo na jornada de domingo em plena Rod Laver Arena, com duas gerações a lutarem pelo troféu mais desejado em Melbourne Park. Um deles sai com a taça… e como número um do Mundo. O outro terá de se contentar como vice-campeão e terceiro classificado do ranking ATP.