Tudo em aberto: os cenários (loucos) de qualificação do Grupo Hewitt para a última jornada
O Grupo Hewitt vai entrar na última jornada das ATP World Tour Finals e, basicamente, todos os cenários ainda são possíveis. Com a vitória de Roger Federer e Kevin Anderson este é o atual estado do grupo:
Anderson – 2 vitórias/4-0 em sets
Federer – 1 vitória/2-2 em sets
Nishikori – 1 vitória/2-2 em sets
Thiem – 0 vitórias/0-4 em sets
E quem é que vai seguir para as meias-finais? Para já Anderson é quem está praticamente garantido… mas não é certo. O sul africano vai defrontar Federer, enquanto que Nishikori mede forças a Thiem.
Eis os cenários:
Kevin Anderson seguir em frente: Vencer; Pode perder, mas corre o risco de ser eliminado caso Federer e Nishikori triunfem em dois sets. Aqui o critério de desempate entre os três tenistas vai ser… a percentagem de jogos ganhos.
Roger Federer seguir em frente: Vencer e Thiem derrotar Nishikori; Pode perder em três sets se Thiem vencer Nishikori em dois sets; Se perder em dois sets e Thiem vencer também em dois sets, apura-se quem tiver a melhor percentagem de jogos ganhos entre o suíço e austríaco. O mesmo critério volta a entrar em ação, caso vença Anderson em dois sets e Nishikori faça igual, tal como já referimos acima.
Kei Nishikori seguir em frente: Vencer Thiem em dois sets e Federer vencer Anderson em três sets; Vencer Thiem em dois ou três sets e Anderson vencer Federer; Critério da percentagem de jogos caso vença Thiem em dois sets e Federer vença Anderson, também em dois sets.
Dominic Thiem: Só tem hipóteses de seguir em frente pelo critério de percentagem de jogos. Isso acontece se vencer Nishikori em dois sets e Anderson vencer Federer em dois sets.