Troféu Francisco Costa: um evento que foi muito para além de um court de ténis e que chegou ao coração de muita gente.
Impossível é imaginar o vazio e a dor que se sente ao perder um filho ou um irmão.
O Francisco Costa partiu de forma inesperada há cerca de 10 meses. Desde então, os pais e os irmãos vivem com a saudade de alguém tão querido, mas também com a certeza de que ele permanece presente em cada gesto de carinho e em cada memória partilhada. O ténis era uma das grandes paixões do Francisco que sentia a modalidade como poucos e que procurava partilhar essa paixão com todos à sua volta.
A ideia deste extraordinário movimento associativo surgiu através do seu pai, Manuel Alexandre Costa, que se sentiu na necessidade de manter presente de alguma forma consigo o seu filho e lhe prestar, desta forma, uma merecida e honrosa homenagem. Realçar ainda que este foi um movimento de cariz solidário e que se uniu ao ASAS, associação que se dedica a transformar a vida de várias crianças e jovens em risco.
Assim se deu um fim-de-semana vivido envolta de muitas emoções, muitas histórias, muita alegria, muitas lágrimas mas, acima de tudo, muita união para apenas e só um propósito: deixar o Francisco Costa orgulhoso desta missão.
Nestes dias 13 e 14 de setembro, decorreu no Parque Sara Moreira, em Santo Tirso, o Troféu Francisco Costa, torneio que contou com 16 jogadores do top100 nacional e 4 jogadoras do top15 nacional e que distribuíu um prize-money de 6.325€.
A prova masculina começou a ser disputada no sábado, com os encontros dos oitavos-de-final e quartos-de-final a decorrerem ao longo de todo o dia, sendo que no domingo foi vez de seguir toda a competição a partir das meias-finais até ao derradeiro confronto, quer na variante masculina como na variante feminina.
Fábio Coelho, antigo tenista profissional – atualmente treinador a tempo inteiro aos 25 anos de idade – que se retirou em 2023 em pleno Campeonato Nacional Absoluto, prestigiada prova que venceu em singulares precisamente um ano antes da despedida, e Matilde Novais, campeã nacional de sub-16 e sub-18 no último mês de agosto, sagraram-se os grandes vencedores desta primeira edição do Troféu Francisco Costa e fecharam com chave de ouro uma prestação de grande nível, superiozando-se à concorrência.
O ex-top 900 ATP Fábio Coelho não cedeu qualquer set ao longo do torneio e derrotou na final o atleta lisboeta de 33 anos Ricardo Ramos com os parciais de 6-1 e 6-3 para se consagrar campeão masculino e garantir o correspondente prémio de 1.500€, enquanto que a jovem talento de apenas 16 anos Matilde Novais ultrapassou com distinção uma equilibrada contenda diante de Elizabet Hamaliy por 6-4, 2-6 e 6-4 para conquistar o título e consequentemente um prémio de 500 euros, cujo a própria decidiu devolver inteiramente à associação ASAS.
Os prémios foram entregues na cerimónia de encerramento que se realizou em court com toda a equipa responsável pela organização e divulgação do evento, patrocinadores e promotores e com … João Sousa, figura incontornável do ténis nacional que tomou a enorme amabilidade de vir até Santo Tirso, uma terra que o antigo tenista vimaranense nunca tinha visitado até então, acompanhado de alguns elementos da sua família nesta tarde de domingo.
Encerrou-se, assim, o primeiro capítulo do Troféu Francisco Costa. Mais páginas se irão escrever no futuro em memória de um jovem que tocou profundamente o coração de inúmeras pessoas.
“Homenagear é não deixar morrer”.
Leia também:
- — Alcaraz: «Claro que gosto de festa. Tenho 22 anos!»
- — [VÍDEO] Djokovic desfruta na Grécia a jogar ténis com o filho mais velho
- — Rune responde a Kalinskaya: «Se quero ter um encontro convido para um encontro»