Tien agrava crise de Zverev e brilha a caminho dos ‘quartos’ em Acapulco
É muito difícil de explicar o terrível momento de forma de Alexander Zverev. Desde que chegou à final do Australian Open, o número dois do ranking mundial não consegue recuperar o ténis que todos lhe reconhecem e agora voltou a ficar aquém, desta feita no ATP 500 de Acapulco.
Depois de apenas vencer três encontros entre Buenos Aires e Rio de Janeiro, Sascha sai do México rumo a Indian Wells só com mais um triunfo na bagagem, isto na sequência da derrota clara sofrida diante de Learner Tien (83.º), jovem norte-americano de 19 anos que renovou a sua maior vitória da carreira. Os parciais 6-3 e 6-4 dizem tudo, com o vice-campeão das Next Gen ATP Finals a seguir para os quartos-de-final no México.
Leia também:
- — Jaime Faria continua a impressionar, resiste a batalha em Santiago e volta a uns ‘quartos’ ATP
- — À conversa com o diretor do Rio Open: «Demorei três anos a convencer o Zverev a vir»
- — Schett fala em lavagem cerebral feita a Rybakina e denuncia outro possível caso de abuso
Tien aguentou os primeiros break points do encontro, salvando dois no quinto jogo do primeiro set, enquanto se mostrou certeiro e eficaz para quebrar no oitavo jogo antes de se colocar na frente. Já no segundo parcial, Sascha finalmente reagiu e parecia lançado para o terceiro set quando abriu uma vantagem de 4-1. A questão é que sofreu um autêntico apagão e Tien disparou para cinco jogos consecutivos, ampliando o registo perfeito na carreira diante de jogadores do top 5: já tinha batido Daniil Medvedev no Australian Open.
Num quadro cada vez mais aberto, Tien irá encarar Tomas Machac na luta por uma vaga nas meias-finais, sendo que já tem a estreia no top 70 do ranking ATP garantida.