Tiago Cação alcança final mais importante da carreira no Equador
Tiago Cação, número dois português no escalão júnior e 136.º posto da hierarquia mundial, garantiu esta sexta-feira o passaporte para a final mais importante da sua ainda curta carreira. O jovem português de 17 anos, que no ranking nacional só tem Duarte Vale à sua frente, vai discutir o título no Mundial Juvenil de Ténis, prova de Grade 1 disputada em Ibarra, no Equador, alcançando a sua primeira final do ano.
Num encontro longo de quase três horas de duração, Cação, que viu os compatriotas Duarte Vale e Salvador Bandeira sair de cena logo nas rondas inaugurais, superou o dinamarquês August Holmgren, 16.º cabeça de série da prova e número 124 de sub-18, e venceu pelos equilibrados parciais de 6-7(4), 6-4 e 7-5.
Na final, disputada este sábado, Tiago Cação terá pela frente o argentino Juan Bautista Otegui, de 16 anos e 162.º da classificação júnior. Este será o primeiro encontro entre ambos no circuito. Na variante de pares, Cação fez par com o norte-americano Gui Gomes, mas caiu na segunda ronda para os segundos favoritos, por 6-2 e 6-4.