Thiago Monteiro vence longo duelo contra Thiem e faz a festa no Rio Open
Em duelo duríssimo, de quase três horas, o brasileiro Thiago Monteiro (83º da ATP) derrotou o ex-top 3 Dominic Thiem, atual 96º do mundo, na estreia do Rio Open 2023 nesta segunda-feira (20). Para a festa dos adeptos na quadra Guga Kuerten, o dono da casa anotou 6-1, 3-6 e 7-6(2), em 2h46. Este foi o primeiro confronto entre os dois.
Monteiro fez um primeiro set absolutamente tranquilo. Contando com um Thiem apático, o brasileiro aproveitou a maioria das bolas curtas que teve, perdeu apenas três pontos no serviço e precisou de apenas 26 minutos para fazer 6-1. O austríaco só teve dois winners, contra sete do brasileiro, e cometeu dez erros não-forçados. O ex-top 3 conseguiu evitar o ‘pneu’ confirmando o serviço no sexto jogo, mas viu o número 1 do Brasil sair na frente na sequência.
Thiem, campeão do torneio em 2017, voltou para o segundo parcial com uma postura bem mais agressiva e passou de dois para 12 winners, mesmo ainda cometendo mais erros não-forçados. O austríaco conseguiu a primeira quebra da partida no quarto jogo, abrindo 3-1 e só foi ameaçado quando servia para fechar em 5-3. Monteiro lutou até o fim e chegou a ter dois break points no nono jogo, para devolver a quebra, mas não conseguiu. Assim, o ex-top 3 anotou 6-3, após 50 minutos.
No set final, Thiem manteve uma consistência no saque melhor do que Monteiro, mas o brasileiro resistiu aos momentos difíceis. Ele salvou um break point no primeiro game, dois no terceiro e confirmou após um deuce no quinto, mantendo o parcial sem quebras até o tie-break.
No desempate, o primeiro mini-break foi a favor de Monteiro, logo no início e depois contou com outro erro de Thiem para abrir 5-1. Após um ponto fantástico para oportunizar quatro match points em 6-2, o brasileiro descolou um grande saque para fechar a partida e fazer a festa da torcida da casa.
Sequência do torneio
Na próxima fase, Monteiro encara o vencedor do confronto entre Cameron Norrie, 13 do mundo e cabeça de chave 2, e o lucky loser Juan Manuel Cerúndolo (107º).