Thiago Monteiro luta mas despede-se do Rio Open nos quartos-de-final
Num apertado encontro de três sets, Thiago Monteiro acabou por ser superado nos ‘quartos’ do Rio Open. Tal como 2017, esta foi a melhor campanha do cearense no torneio, acabando por ser derrotado por Sebastian Baez por 6-4, 1-6 e 6-2. Por vaga na decisão, o argentino vai enfrentar um compatriota, no caso Francisco Cerundolo.
Num parcial de uma única quebra conquistada no quinto jogo, Baez saiu na frente no marcador com 6-4 em quase 50 minutos. Monteiro encerrou o set com o dobro de erros não forçados e quase metade de winners contra o argentino. Com o roteiro diferente do primeiro set, o cearense conseguiu impor-se e abriu 5-0 em cerca de meia hora. Baez enfim saiu do zero, mas não foi suficiente, com Thiago a fechar o parcial com ás e empatando o duelo.
No terceiro set, Monteiro começou embalado e voltou a ser o tenista a conquistar a primeira quebra, mas perdeu a vantagem no jogo seguinte. Mais sólido, Baez venceu quatro dos cinco jogos seguintes e abriu 5-2. O argentino seguiu pressionando o saque do tenista da casa e chegou ao primeiro match point no oitavo jogo e fechou com uma bela paralela.
Thiago Wild e João Fonseca são mais dois tenistas da casa que procuram continuar a fazer história na décima edição e enfrentam Cameron Norrie e Mariano Navone, respetivamente, por lugar entre os últimos quatro do evento.