Thiago Monteiro e o regresso aos ‘quartos’ do Rio Open após sete anos: «Hoje levo o circuito com mais leveza»
Rio de Janeiro, Brasil — Thiago Monteiro, número 2 do Brasil, garantiu nesta quinta-feira (22) vaga às quartas de final do Rio Open pela segunda vez na carreira, a primeira desde 2017. O cearense derrotou o compatriota Felipe Meligeni em sets diretos e, além da vaga entre os oito melhores do torneio, se aproximou de um retorno ao top 100.
Em entrevista coletiva, Monteiro, 29 anos, falou sobre as diferenças que sente atualmente em relação ao seu eu de sete anos atrás, quando foi às quartas do Rio Open pela primeira vez.
“Sinto que consigo agora estar mais tranquilo em situações adversas. Quando entrei no top 100 pela primeira vez, entre 2016 e 2017, tinha medo de perder essa posição que tinha conseguido. Hoje já levo o circuito com mais leveza, entendo que as coisas acontecem no tempo que têm que acontecer. Consigo ter mais paciência, consistência e tranquilidade. Estou confiante com as coisas que estou fazendo“, refletiu.
Leia também:
– Alcaraz faz exame que releva extensão da lesão sofrida no Rio Open
– João Fonseca quebra jejum de quase 20 anos no tênis sul-americano
– Thiago Wild avança às quartas do Rio Open e garante melhor ranking da carreira
Sobre o confronto com Meligeni, Thiago entende que, após um início melhor do rival, conseguiu executar sua estratégia. “Foi um jogo bem complicado por ser um grande amigo do circuito. Ao mesmo tempo, eu tinha certo favoritismo. Ele começou bem solto no início, depois me encontrei mais para o final do primeiro set e conseguir impor minha forma de jogar. Muito feliz com mais uma quarta de final do Rio Open, que é o meu torneio preferido do circuito“.
Em busca de vaga inédita à semifinal, Thiago encara o número 30 do mundo Sebastián Baez. O argentino leva vantagem no confronto direto (3 a 1), mas o único triunfo do brasileiro foi justamente no Rio Open, em 2022.