Thiago Monteiro bate Monfils pela terceira vez e garante regresso ao top 100
Depois de passar a fase de qualificação, Thiago Monteiro fez a sua estreia no quadro principal do Masters 1000 de Roma esta quarta-feira. O brasileiro enfrentou Gael Monfils na primeira ronda em partida em que levou a melhor contra o francês. Depois de vencer por 6-2 e 7-5, o cearense vai desafiar Jordan Thompson.
Muito sólido no serviço, Monteiro não precisou de muito esforço para abrir 5-2 após conseguir quebrar o serviço do seu adversário por duas vezes. Até este momento, o brasileiro havia perdido apenas dois pontos nos seus jogos de saque. Na hora de tentar fechar o parcial, Thiago foi apertado pela primeira vez, salvou dois break points e garantiu sair na frente no marcador.
A partida ficou marcada pelo facto de os dois tenistas terem disparado quatro winners, mas, em compensação, o cearense cometeu apenas sete erros não forçados contra 16 do ex-top 10 sendo nove destes disparados com a direita.
O segundo set foi bem mais equilibrado. Para que se tenha ideia, a partida seguiu sem ter um único break point até o décimo jogo. Ao sacar na sequência, Monfils acabou por ter 0-40 e o brasileiro aproveitou a primeira oportunidade para ficar na frente do marcador. Sem desperdiçar a vantagem, Monteiro fechou em 7-5 com um ás e encerrou a partida em cerca de 1h30.