Swiatek fecha em Seul um ciclo que envolve o pai: «Estou feliz pela história familiar que tenho aqui»
Iga Swiatek confirmou o favoritismo e conquistou o WTA 500 de Seul após uma semana de ténis de altíssimo nível. A polaca bateu pelo caminho até à final Sorana Cirstea (6-3 e 6-2), Barbora Krejcikova (6-0 e 6-3) e Maya Joint (6-0 e 6-2). No encontro decisivo encontrou maior oposição da segunda cabeça de série do torneio, Ekaterina Alexandrova, sofrendo bastante no terceiro set antes de se sagrar rainha em solo coreano (1-6, 7-6, 7-5).
A temporada de Iga Swiatek foi crescendo de forma gradual. Depois de um início de ano em que parecia totalmente perdida, sem soluções nem no jogo nem a nível mental, a polaca acabou por fechar o ciclo dos Grand Slams com o título em Wimbledon. Além disso, a boa fase manteve-se em piso rápido com os triunfos no WTA 1000 Cincinnati e no agora em Seul.
25.º TÍTULO PARA IGA
“Não sei como ganhei este encontro porque a Alexandrova jogou incrivelmente bem e a final foi espetacular. Em todo o momento só tentei manter-me viva na final, custou-me muito e espero poder jogar mais finais contra ela porque foi mesmo muito divertido”
FECHA CÍRCULO COM O PAI
“Fico feliz por ter conseguido vencer aqui pela história familiar. O meu pai não conseguiu ganhar nos Jogos Olímpicos, mas pelo menos eu venci este torneio. Espero voltar em 2026 para defendê-lo e desfrutá-lo”. Tomasz Swiatek competiu em remo nos Jogos Olímpicos de Seul 1988. Apesar do seu empenho e dedicação na disciplina, não conseguiu conquistar qualquer medalha, terminando na sétima posição.
Leia também:
- — Murray não se arrepende de ter treinado Djokovic: «Foi fascinante»
- — Eis as contas para as WTA Finals após o título de Swiatek em Seoul