Só sobram cinco top-10 após a primeira ronda feminina do US Open
Lucie Safarova, finalista de Roland Garros e número seis do ranking WTA, juntou-se esta terça-feira a Maria Sharapova (antes do torneio), Ana Ivanovic, Karolina Pliskova e Carla Suárez Navarro no lote de tenistas que não conseguiram chegar à segunda ronda do US Open 2015.
A checa, que na semana passada havia estado em bom plano em New Haven, onde só perdeu na final diante de Petra Kvitova, não resistiu à ucraniana Lesia Tsurenko – que havia derrotado na semana passada com facilidade – e perdeu por claros 6-4 e 6-1. Tsurenko ganhou 60 pontos, 33 dos quais foram erros não forçados na sua adversária, que se apresentou verdadeiramente irreconhecível.
“Falei com o meu treinador sobre o que era necessário mudar em relação à semana passada. Mudei um pouco a forma de serviço, movimentei-me melhor e fico contente que tenha resultado”, confessou Tsurenko, a fazer a melhor temporada da carreira, com último – Istambul – à mistura.
Safarova acabou por não ser a única cabeça-de-série a cair, já que mais três ficaram pelo caminho: Timea Bacsinszky – semifinalista de Roland Garros – (derrotada por Barbora Strycova), Alizé Cornet (por Kurumi Nara) e Irina Begu (por Olga Govortsova).
De resto, as restantes favoritas acabaram por seguir em frente, com grande destaque para a espanhola Garbine Muguruza, número nove WTA, que somou o seu primeiro triunfo desde as meias-finais de Wimbledon. Garbi superou Carina Witthoeft por 6-2 e 6-4 e colocou um ponto final numa série de quatro derrotas seguidas.
Simona Halep (derrotou Erakovic), Caroline Wozniacki (d. Loeb), Petra Kvitova (d. Siegemund) Victoria Azarenka (d. Hradecka), Angelique Kerber (d. Dulgheru), Andrea Petkovic (d. Garcia), Sara Errani (d. Hibi), Sam Stosur (d. Babos) e Sabine Lisicki (d. Sasnovich) seguiram todas para a segunda ronda. Só Petkovic necessitou de ir a três sets.