Sharapova e Ivanovic nos "oitavos"; Suárez Navarro e Kerber eliminadas
A campeã em título está de regresso à segunda semana de Roland Garros. Maria Sharapova, número dois do ranking mundial, garantiu esta sexta-feira a passagem aos oitavos-de-final do segundo torneio do Grand Slam da temporada, ultrapassando a australiana Sam Stosur na segunda ronda, pelos parciais de 6-3 e 6-4, em 1H40 de embate.
Vencedora em Paris em 2012 e 2014, a russa, que soma uma série de 10 vitórias consecutivas na prova gaulesa, voltou a bater a campeã do US Open de há três anos, depois de no ano passado ter também vencido numa batalha de três partidas. No final do encontro, Sharapova mostrou-se visivelmente emocionada com o triunfo em parciais diretos.
“Sabia que ia ser um encontro duro, mas quando saí para o court todas as grandes memórias regressaram a mim”, começou por dizer a russa, que chegou a estar à distância de seis pontos da derrota perante Stosur nos oitavos-de-final da edição transata. “Estou muito feliz com o triunfo, sabia que ia ser duro. Preparei-me o melhor possível e felizmente consegui vencer”, acrescentou Sharapova.
Nos oitavos-de-final, Maria Sharapova terá pela frente a sempre perigosa checa Lucie Safarova, número 13 da tabela classificativa, que afastou a potente jogadora alemã Sabine Lisicki, finalista de Wimbledon em 2013, pelos parciais de 6-3 e 7-6(2). Sharapova lidera o confronto direto diante de Safarova, tendo perdido apenas o primeiro embate entre ambas, disputado em 2010.
Quem avançou igualmente para os oitavos-de-final da edição de 2015 de Roland Garros foi a sérvia Ana Ivanovic, vencedora da prova na temporada de 2008. A tenista de Belgrado foi a primeira jogadora a apurar-se para a segunda semana da prova ao eliminar de forma concludente a jovem croata Donna Vekic, 165.ª do ranking WTA, por 6-0 e 6-3, em curtos 52 minutos.
Ao contrário do que aconteceu nos encontros anteriores, nos quais necessitou de três partidas para superar Yaroslava Shvedova e Misaki Doi, Ivanovic ganhou os primeiros sete jogos do duelo para seguir em frente sem problemas de maior. A sérvia, que voltou a contar com o apoio do seu namorado Bastian Schweinsteiger nas bancadas, está pela primeira vez na segunda semana de um torneio do Grand Slam desde o Open da Austrália do ano passado, quando atingiu os quartos-de-final.
“Depois dos primeiros dois embates comecei, de facto, a conseguir encontrar o meu ritmo e hoje tive um dia fácil. Tinha um plano de jogo bem definido. Sabia o que tinha de fazer e, obviamente, as vitórias anteriores deram-me confiança para o triunfo de hoje”, confessou Ivanovic em conferência de imprensa. A ex-número um mundial defronta Ekaterina Makarova, que bateu Elena Vesnina por 6-2 e 6-4, nos oitavos-de-final.
Suárez Navarro e Kerber despedem-se de Roland Garros
As surpresas acabaram por existir também na jornada desta sexta-feira. Carla Suárez Navarro, em grande destaque na presente temporada por ter alcançado a final do torneio de Roma, e Angelique Kerber, campeã em Estugarda e semifinalista da prova alemã de Nuremberga, foram derrotadas hoje na terceira eliminatória de Roland Garros 2015.
Suárez Navarro, número oito da hierarquia mundial, sucumbiu às mãos da experiente italiana Flavia Pennetta, ex-top 10 mundial e atual 28.ª da classificação. A jogadora transalpina jogou algum do seu melhor ténis para ultrapassar a espanhola pelos parciais de 6-3 e 6-4, em 69 minutos de duelo. Com esta vitória, Pennetta qualificou-se para os oitavos-de-final em Paris pela terceira vez na carreira, depois de ter caído nesta fase da competição em 2008 e 2010.
A próxima adversária de Flavia Pennetta é a surpreendente Garbiñe Muguruza, número 20 da tabela WTA. A jovem espanhola de 21 anos empurrou para fora da competição a alemã Angelique Kerber – a tenista com o maior número de vitórias em 2015 sobre terra batida. Muguruza superiorizou-se pelos parciais de 4-6, 6-2 e 6-2, num encontro de bom nível.
Nos restantes embates da jornada, Elina Svitolina, 19.ª cabeça-de-série da competição, bateu a alemã Annika Beck por 6-3, 2-6 e 6-4; e Alizé Cornet animou as esperanças francesas ao derrotar a croata Mirjana Lucic-Baroni, por 4-6, 6-3 e 7-5, e avançar para a segunda semana de Roland Garros pela primeira vez na carreira.